Não seria bom se tivéssemos apenas uma crise global para combater e solucionar? Infelizmente, mesmo enquanto a pandemia continua a impactar gravemente a população mundial, as alterações climáticas continuam a agravar e está a ter um efeito devastador nas nossas vidas.
De acordo com um relatório da ONU sobre a Redução de Risco de Desastres (UNDRR), houve um aumento exponencial de desastres relacionados com as alterações climáticas nos últimos 20 anos. Cerca de 1,23 milhões de pessoas morreram ao longo destes anos em 7.348 de eventos drásticos (a maioria dos quais foram causados pelas alterações climáticas) - com mais de 4 bilhões de pessoas afetadas no total. As taxas de mortalidade nos países mais pobres são pelo menos quatro vezes mais elevadas do que nos países com maior riqueza.
A frequência e o impacto destes acontecimentos dramáticos causados pelas alterações climáticas irão continuar a aumentar - na realidade, 2020 ultrapassou os recordes de desastres e impactos dos mesmos. Não temos mais tempo a perder. Temos de agir e evitar os piores efeitos das alterações climáticas. Se queremos um planeta habitável, temos de agir agora.
Aqui tens as razões porque 2021 é o ano mais importante de todos os tempos na luta contra as alterações climáticas.
-
2020 foi o ano mais quente de todos os tempos.
A NASA relata que 2020, à semelhança de 2016, foi o ano mais quente da história. Não é de todo uma surpresa visto que já estamos habituados ao aumento das temperaturas. Desde 2005, já vivemos os 10 anos mais quentes nos registos da NASA, e os sete primeiros ocorreram desde 2014. Quando uma cidade siberiana acima do Círculo Polar Ártico reporta temperaturas acima de 37,7°C, é logo um indício de algo não está bem. A temperatura média da Terra aumentou 1,02°C desde o final dos anos 1800 - e se não reduzirmos drasticamente as emissões de carbono, a Terra pode ser "quase inabitável" para até 3 bilhões de pessoas em 2070.
-
As emissões globais de dióxido de carbono caíram 6,4% em 2020
As emissões globais de dióxido de carbono têm vindo a aumentar há décadas, mas em 2020 graças à quarentena imposta em quase todo o mundo devido à pandemia, estas emissões caíram 6,4%: a maior redução já registada. Se houve um ponto positivo no ano de 2020, marcado por angústia e tristezas, pode ser mesmo este - uma evidência clara de que uma ação coletiva urgente pode levar a mudanças positivas substanciais. Esta é a boa notícia. A notícia menos boa é que mal a quarentena começou a ser suspensa em alguns locais, os níveis de dióxido de carbono aumentaram rapidamente. É por isso que à medida que recuperamos da pandemia, precisamos de agir e continuar com as boas práticas que tivemos em 2020 associadas à quarentena, mas agora com consciência para tentar desencadear um mundo livre de combustíveis fósseis. Em 2021 desafiamos todos os nossos fãs a relembrarem a quantidade de coisas positivas que conseguimos alcançar quando nos unimos, para o bem do nosso planeta.
-
Os EUA voltaram a aderir ao Acordo Climático de Paris
As altas temperaturas globais são uma indicação óbvia de que as alterações climáticas são uma ameaça para todos nós, não importa onde vivamos. É por isso que todos os governos mundiais precisam de trabalhar em conjunto com um propósito comum para reduzir as emissões de carbono. O Acordo Climático de Paris de 2015 foi um momento de esperança, em que a cooperação mundial pareceu finalmente possível. No entanto, durante o governo de Donald Trump, os EUA (país que emite mais dióxido de carbono no total, do que qualquer outro país do planeta) deixaram este acordo.
Hoje podemos celebrar a boa notícia de que, com o novo governo de Biden, os EUA voltaram oficialmente Acordo no dia 19 de fevereiro. O trabalho árduo recomeça agora para reduzir drasticamente as emissões. -
As energias renováveis são a forma mais barata de energia da história
Tudo isso está a acontecer num mundo cada vez mais adaptado às energias renováveis. No segundo semestre de 2020, a energia solar tornou-se a fonte de eletricidade mais barata da história nos Estados Unidos. O que é ... incrível. Mas também faz parte de uma tendência que remonta a anos agora, à medida que o carvão entrou em colapso e outros combustíveis fósseis caíram em desuso. O mundo tem se voltado cada vez mais para as energias renováveis, fabricando mais baterias, mais turbinas eólicas, mais painéis solares, e todo esse investimento tem levado a uma queda consistente de custo. Em Portugal, e de acordo com dados divulgados pela REN, em 2020 59% da energia consumida pelos portugueses foi proveniente de energias renováveis. Estamos num caminho muito positivo!
-
A Cop 26 vai acontecer em Glasgow na Escócia, no final deste ano
É um momento de grande agitação e mudanças necessárias, o que faz com que seja a hora perfeita para trazer de volta todas as nações do mundo para a próxima grande conferência sobre mudança climática. A COP 26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) acontecerá em Glasgow, na Escócia, em novembro. Este será o maior evento do mundo desde Paris em 2015 para fazer algum progresso real e tangível na redução das emissões de gases de efeito de estufa e lutar pela justiça climática, garantindo uma transição justa para uma economia verde. Precisamos de agir juntos e precisamos de agir Agora.
Se a COVID-19 e as múltiplas catástrofes do ano passado nos ensinaram alguma coisa, é que tudo pode mudar em um instante. Esperamos que também tenhamos aprendido que estamos todos conectados. Na verdade, tudo em nosso planeta está conectado. Novos estudos sugerem que a melhor maneira de nos proteger contra a próxima pandemia pode ser lutando contra a mudança climática com tudo o que temos. Este planeta pertence a todos nós, e se nos preocupamos com nossas famílias, nossos vizinhos e nossas comunidades, então temos uma rara oportunidade agora de nos unir e fazer a diferença. A pandemia nos mostrou como a ação coletiva pode levar à mudança. 2021 pode ser nossa última e melhor chance de garantir que o planeta e todos os seus habitantes permaneçam saudáveis. Vem com a gente e junte-se ao movimento climático agora mesmo.
Adoce sua caixa de entrada!
Inscreva-se agora e garantiremos que você fique sempre por dentro das novidades e sabores da Ben & Jerry's! É como sobremesa para sua caixa de entrada, e você vai querer repetir.