Sobre nós

Partindo de um posto de gasolina renovado em Burlington, Vermont, e chegando a lugares longínquos com nomes que, por vezes, nem sabemos pronunciar, a aventura que começou em 1978 com dois homens e a empresa de gelados que eles criaram é tão fenomenal quanto o gelado é delicioso.

1978 Início humilde

1978 – Início humilde – O incrível gelado e crepes fantásticos da Ben & Jerry’s

Com um curso por correspondência no valor de 5 dólares sobre a preparação de gelados da Universidade Penn State e um investimento de 12 000 dólares (4 000 dos quais eram emprestados), Ben e Jerry abriram a sua primeira gelataria num posto de gasolina renovado em Burlington, Vermont.

1978 – Início humilde – O incrível gelado e crepes fantásticos da Ben & Jerry’s

1979 Próxima etapa…

1979 – Próxima etapa – Pessoas em fila numa gelataria Ben & Jerry’s

Ben e Jerry celebram o primeiro aniversário da loja – e os clientes que tornaram tudo possível – realizando a iniciativa “Dia do cone de gelado grátis” pela primeira vez: bolas de gelado grátis para todos, durante todo o dia. A oferta anual de gelados continua até aos dias de hoje em gelatarias de todo o mundo.

1979 – Próxima etapa – Pessoas em fila numa gelataria Ben & Jerry’s

1980 Oferta & Procura

1980 – Oferta & Procura – Um carro desce a rua

Ben e Jerry arrendaram um espaço numa antiga fábrica de bobinas na South Champlain Street em Burlington e começaram a embalar os gelados em copos. O motivo? Para distribuírem a supermercados e lojas Mom & Pop nos trajetos de entregas a restaurantes os gelados que levavam na parte de trás da velha carrinha VW Squareback.

1980 – Oferta & Procura – Um carro desce a rua

1981 Queremos mais!

1981 – Queremos mais! Estado do Vermont com estrela.

À medida que as notícias sobre Ben & Jerry's se espalham, cada vez mais pessoas querem provar os gelados. É assim que nasce o primeiro franchising de uma gelataria em Shelburne, Vermont.

1981 – Queremos mais! Estado do Vermont com estrela.

1982 Toca a embalar!

1982 – Toca a embalar! Pessoas do lado de fora da gelataria

O antigo posto de gasolina é demolido para criar um parque de estacionamento. A bola de demolição ainda não tinha sido ativada e a nova gelataria Ben & Jerry's na Cherry Street em Burlington já estava a funcionar e a vender bolas de gelado.

1982 – Toca a embalar! Pessoas do lado de fora da gelataria

1983 A isto é que eu chamo um Sundae

Um Sundae de gelado

O gelado Ben & Jerry's foi utilizado para criar o "maior sundae de gelado do mundo" em St. Albans, Vermont; o sundae pesava mais de 12 000 kg.

Um Sundae de gelado

1984 Ter uma colherada da ação

Homem a fazer o pino e a segurar uma colher de gelado com as pernas

A Ben & Jerry's abre um precedente ao descobrir uma cláusula pouco conhecida sobre ações e corretagem e, em seguida, efetua uma oferta pública de ações apenas em Vermont para angariar dinheiro para uma nova fábrica.

Homem a fazer o pino e a segurar uma colher de gelado com as pernas

1985 O cerne da questão

Dinheiro a entrar num saco e corações a transformarem‑se em notas de dólar

A Fundação Ben & Jerry's é criada com uma doação de Ben e Jerry e com 7,5% dos lucros anuais da empresa antes de impostos para financiar projetos orientados para a comunidade.

Dinheiro a entrar num saco e corações a transformarem‑se em notas de dólar

1986 “O maior Baked Alaska do mundo”

A autocaravana da Ben & Jerry’s com pessoas à espera na fila

A Ben & Jerry's lança a Cowmobile, uma autocaravana modificada utilizada para distribuir bolas de gelado grátis numa "iniciativa de marketing" única por todo o país. Na viagem de regresso, a Cowmobile arde completamente nos arredores de Cleveland, Ohio (ninguém ficou ferido). Ben disse que parecia "o maior Baked Alaska do mundo".

A autocaravana da Ben & Jerry’s com pessoas à espera na fila

1987 Muito fã dos Grateful Dead

Antigo copo de embalagem de Cherry Garcia

A Ben & Jerry's apresenta o gelado Cherry Garcia®. Recebeu este nome em honra do guitarrista Jerry Garcia, dos Grateful Dead, após sugestão de dois fãs da banda de Portland, Maine. Cherry Garcia® torna-se no primeiro gelado a receber o nome de uma lenda do rock.

Antigo copo de embalagem de Cherry Garcia

1988 Saudações do chefe

Ben & Jerry mostram as placas do prémio recebido

Ben e Jerry são eleitos “Personalidades do Ano nas Pequenas Empresas nos EUA” e recebem o prémio das mãos do Presidente Reagan numa cerimónia realizada no Roseiral, na Casa Branca. O único fato que Jerry possui vem a dar jeito e, felizmente, Ben encontra o casaco de um empregado de mesa italiano para usar.

Ben & Jerry mostram as placas do prémio recebido

1989 Hormona de crescimento artificial? Não no nosso gelado!

Logótipo da rBGH

A Ben & Jerry's assume uma posição contra a hormona de crescimento bovina recombinante (Recombinant Bovine Growth Hormone, rBGH), com base na preocupação resultante do impacto económico negativo nas explorações agrícolas familiares e na confiança do público na integridade dos produtos lácteos.

Logótipo da rBGH

1990 Vacas felizes fazem os melhores gelados

Imagem de um agricultor a abraçar a sua vaca

Oito milhões de copos da Ben & Jerry's contêm uma mensagem "Apoia a Farm Aid", como parte dos esforços básicos da Farm Aid, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é manter as famílias de produtores agrícolas nas respetivas terras.

Imagem de um agricultor a abraçar a sua vaca

1991 Nasce uma lenda em formato de copo

Autocarro de turismo da Ben & Jerry’s

O sabor Chocolate Chip Cookie Dough é lançado em copos após anos de investigação e desenvolvimento. O sabor chega ao topo da lista de sabores mais populares em copos. Atualmente, ainda reina entre os sabores mais bem-sucedidos de todos os tempos. (O primeiro lote deste sabor foi criado na gelataria Ben & Jerry’s de Burlington em 1984, sendo o resultado de um bilhete anónimo rabiscado no quadro de sugestões da loja.)

Autocarro de turismo da Ben & Jerry’s

1992 Defender as crianças

2 crianças de mãos dadas com um cone de gelado

A Ben & Jerry's junta-se a um movimento cooperativo com o Children's Defense Fund, uma organização sem fins lucrativos; o objetivo do movimento é colocar as necessidades básicas das crianças no topo da agenda nacional dos EUA. Foram enviados mais de 70 000 postais para o Congresso com preocupações sobre as crianças e outras questões dos EUA.

2 crianças de mãos dadas com um cone de gelado

1993 “A década de 90 é a década de 60 virada ao contrário”

Embalagem do antigo copo de Wavy Gravy

Wavy Gravy lidera o conjunto de novos sabores. O seu nome deve-se à famosa personalidade do Festival de Woodstock, de 1960, que é hoje uma organização sem fins lucrativos de um só homem que ajuda as crianças.

Embalagem do antigo copo de Wavy Gravy

1994 Saudações, Vossa Majestade

Avião a voar com faixa que diz “Inglaterra ou o fracasso”

Os copos de gelado da Ben & Jerry's começam a aparecer no Reino Unido.

Avião a voar com faixa que diz “Inglaterra ou o fracasso”

1995 www.benjerry.com

Ecrã de computador a dizer “Visita‑nos”

Centenas de milhares de internautas visitam o site da Ben & Jerry's para lambidelas virtuais e grandes gargalhadas.

Ecrã de computador a dizer “Visita‑nos”

1996 Sem gordura, sem lactose, sem colesterol

Copo de sorvete Doonesberry sem gordura

A Ben & Jerry's apresenta sorvetes feitos com água pura de nascente e os melhores frutos e aromas. O sorvete Doonesberry® deve o seu nome ao popular personagem de banda desenhada "Doonesbury®". Desde então foi enviado para o Cemitério dos Sabores.

Copo de sorvete Doonesberry sem gordura

1997 Phish Food para pessoas

Um homem faz mergulho e encontra um tesouro

A boa música e as famosas digressões de concertos do grupo musical sediado em Vermont, os Phish®, inspiraram o gelado Phish Food®.

Um homem faz mergulho e encontra um tesouro

1998 Feliz aniversário com um visual totalmente novo

20.º aniversário com um cone de gelado

Algumas pessoas achavam que as nossas embalagens eram difíceis de ler (e os sabores difíceis de resistir) e, por isso, passados 20 anos, renovámos o visual dos nossos copos!

20.º aniversário com um cone de gelado

1999 O “Flying Friesian”

o “Flying Friesian”, um autocarro de turismo barulhento, adaptado para a diversão

No Reino Unido, a Ben & Jerry’s lança o “Flying Friesian”, um autocarro de turismo barulhento, adaptado para a diversão, com o objetivo de angariar dinheiro para a rede de crianças com necessidades do Reino Unido, a Childline.

o “Flying Friesian”, um autocarro de turismo barulhento, adaptado para a diversão

2000 Grandes mudanças

Vacas vestidas de super‑heróis

3 de agosto de 2000: A Ben & Jerry’s torna-se numa subsidiária totalmente detida pela Unilever. Através de um contrato de aquisição exclusivo, é criado um Conselho de Administração independente para proporcionar uma liderança centrada na preservação e expansão da missão social, da integridade da marca e da qualidade dos produtos da Ben & Jerry’s. Damos‑lhe o nome de B.O.D. (o que significa que gostamos realmente deles).

Vacas vestidas de super‑heróis

2001 Estamos a fazer um filme

Claquete para Citizen Cool

Citizen Cool é um documentário sobre pessoas normais que causam um impacto nas suas comunidades. Celebramos esta estreia com um sabor inspirado no cinema, Concession Obsession.

Claquete para Citizen Cool

2002 One Sweet Whirled

Um copo de One Sweet Whirled

É o sabor de um gelado... é um website de ação ambiental... é One Sweet Whirled™ e está tudo interligado, uma vez que a Ben & Jerry's celebra uma parceria com a Dave Matthews Band® e SaveOurEnvironment.org numa campanha para ajudar a combater o aquecimento global.

Um copo de One Sweet Whirled

2003 Celebrar 25 anos

Woodie, a vaca, com o pensamento de “continuamos doidos passados 25 anos”

A Ben & Jerry's começa o novo ano com uma festa de aniversário na nossa fábrica em Waterbury, Vermont, na primeira Festa de Inverno de sempre. Continuamos doidos passados 25 anos.

Woodie, a vaca, com o pensamento de “continuamos doidos passados 25 anos”

2004 Rock the Vote!

Cartaz da Rock The Vote com um sinal de visto vermelho

Num esforço para impulsionar o número de eleitores jovens, a Ben & Jerry's estabelece uma parceria com a Rock the Vote. As equipas de rua da Rock The Vote (RTV) aproveitam as longas filas de clientes no Dia do cone de gelado grátis para registar mais de 11 000 eleitores – o maior registo de sempre num só dia na história da Rock the Vote.

Cartaz da Rock The Vote com um sinal de visto vermelho

2005 Perfurar não é a SOLUÇÃO

Uma senhora segura um cartaz “Perfurar não é a solução” ao lado de um pedaço de Baked Alaska

Para protestar contra a exploração de petróleo no Arctic National Wildlife Refuge, criámos um Baked Alaska, de 450 kg, com o nosso gelado Fossil Fuel, levámo-lo para o relvado da capital americana e servimo-lo com a ajuda da Greenpeace e da Alaska Wilderness League.

Uma senhora segura um cartaz “Perfurar não é a solução” ao lado de um pedaço de Baked Alaska

2006 Atualização sobre o comércio justo

Um cartaz da atualização sobre o comércio justo

A Ben & Jerry's continua a apoiar os esforços de comércio justo que começaram com o café e o lançamento do sabor Coffee Coffee BuzzBuzzBuzz em 1996, adicionando a baunilha e o chocolate ao conjunto de ingredientes. A certificação de comércio justo garante que os produtores agrícolas de baunilha, cacau e grãos de café recebem um preço justo pelas suas colheitas, permitindo-lhes reinvestir nas suas terras e comunidades.

Um cartaz da atualização sobre o comércio justo

2007 Verdade ou sequências da clonagem

Pessoas fantasiadas de vacas

Quando a Food & Drug Administration dos EUA declarou que acreditava que a carne e o leite de animais clonados eram seguros para comer, ficámos duplamente fora de nós! Para mostrar o nosso descontentamento com a decisão da FDA – e para incentivar os americanos a assumirem uma posição contra a clonagem – enviámos uma ‘manada’ decidida de pessoas fantasiadas de vacas para Washington, D.C. para uma manifestação "Truth or Clone-sequences" (Verdade ou sequências da clonagem).

Pessoas fantasiadas de vacas

2008 O lote está de volta

Woodie, a vaca, sentada ao piano, e uma fotografia de Elton John

Lançámos o sabor Goodbye Yellow Brickle Road em homenagem ao primeiro concerto de Elton John em Vermont.

Woodie, a vaca, sentada ao piano, e uma fotografia de Elton John

2009 Os sabores do mundo

Woodie com um cartaz que indica “Do the World a flavor”

Realizamos um concurso internacional “Do the World a Flavor” para incentivar as pessoas a partilharem as suas ideias para um sabor de comércio justo. Os principais concorrentes visitam a República Dominicana, fazem uma visita a uma cooperativa de cacau e constroem um parque de diversões para crianças na aldeia de Yabon. O sabor vencedor, Almond Delight, é vendido nas gelatarias norte‑americanas como uma edição limitada em 2010.

Woodie com um cartaz que indica “Do the World a flavor”

2010 Compromisso para com o comércio justo

Woodie com sacos às costas

A Ben & Jerry's compromete-se a adquirir ingredientes de comércio justo e a apoiar o movimento global da Fairtrade. Estamos no processo de mudar os nossos ingredientes para ingredientes da Fairtrade a nível mundial e sentimos que podemos ter o maior impacto na melhoria da vida dos produtores agrícolas, fortalecendo as suas comunidades e protegendo o ambiente.

Woodie com sacos às costas

2011 Ocupar!

Woodie com um cartaz onde se lê Ocupar!

Quando os manifestantes em Nova Iorque e noutros locais saíram às ruas sob o lema “Ocupar Wall Street” no outono de 2011 para protestarem contra o aumento da desigualdade económica nos Estados Unidos, a taxa de desemprego elevada, a fraude nas hipotecas e demasiada influência corporativa nas políticas americanas, o Conselho de Administração da Ben & Jerry’s emitiu uma declaração de solidariedade direta, e aparecemos em Zucotti Park em várias ocasiões para servir gelado aos manifestantes.

Woodie com um cartaz onde se lê Ocupar!

2012 Um sabor grego verdadeiramente bom!

Um copo de gelado de iogurte grego

A Ben & Jerry’s dá asas à criatividade com o verdadeiro iogurte grego, apresentando uma seleção épica de sabores de iogurte grego gelado, que são extraordinariamente cremosos, incrivelmente carregados de pedaços e espirais e com um sabor grego verdadeiramente bom!

Um copo de gelado de iogurte grego

2013 OGM? Não, obrigado.

Um sinal a dizer não aos OGM

À medida que a campanha para rotular os produtos alimentares feitos com ingredientes transgénicos avança nos diversos estados, incluindo no Vermont, a Ben & Jerry's orgulha‑se de fazer parte do crescente movimento de consumidores que defende a transparência e o direito de saber o que existe nos nossos alimentos, ao apoiar a legislação obrigatória de rotulagem de OGM. Em 2013, comprometemo‑nos igualmente a fazer a transição de todos os nossos ingredientes para ingredientes sem OGM.

Um sinal a dizer não aos OGM

2014 Fãs querem gelado sem produtos lácteos!

Uma mesa de amêndoas com o logótipo “Feito com leite de amêndoa”

Os nossos fãs pronunciaram‑se e querem uma opção sem lacticínios. Chegaram até a criar uma petição em Change.org.

Uma mesa de amêndoas com o logótipo “Feito com leite de amêndoa”

2015 Outro sabor para Fallon… O Tonight Dough!

Uma taça de The Tonight Dough e um copo do mesmo

A mistura é gelado de caramelo e de chocolate com espirais de bolacha de chocolate, pedaços de massa de bolachas de pepitas de chocolate e massa de bolachas de manteiga de amendoim. Se o sabor tiver apenas metade da popularidade do imperturbável Jimmy Fallon, que foi apelidado de “apresentador do ano” nos EUA, poderá fazer concorrência às outras combinações clássicas de sabores da Ben & Jerry’s.

Uma taça de The Tonight Dough e um copo do mesmo

2016 Desafiaram‑nos a não usar leite – e nós assim fizemos!

4 copos de gelado Ben & Jerry's sem produtos lácteos

Os nossos sabores sem produtos lácteos são feitos com leite de amêndoa, têm certificação 100% vegana e vêm incrivelmente carregados de pedaços e espirais. Vais sentir a euforia da Ben & Jerry’s em cada colherada. Estes sabores proporcionam tudo… menos a vaca. Os primeiros sabores sem produtos lácteos na nossa gama eram: Chocolate Fudge Brownie, Chunky Monkey, Coffee Caramel Fudge e P.B. & Cookies.

4 copos de gelado Ben & Jerry's sem produtos lácteos

2017 É DA BEN & JERRY’S, SEJA ÀS FATIAS OU NÃO

Uma mesa cheia de Pint Slices com massa de bolachas

As Pint Slices, inspiradas na melhor parte do copo, dão aos fãs uma forma de apreciar sabores eufóricos, pedaços e espirais numa dose individual redonda que vem envolvida numa capa de chocolate decadente. É uma delícia de gelado que é fácil de levar connosco e difícil de resistir.

Uma mesa cheia de Pint Slices com massa de bolachas

2018 Juntos, Pecan Resist!

Um copo de Pecan Resist

Juntamente com todos aqueles pedaços a saber a nozes, este copo leva consigo uma mensagem poderosa dentro da tampa. Juntos, podemos criar um amanhã mais justo e equitativo.

Um copo de Pecan Resist

2019 Justice ReMix'd

Um copo de Justice ReMix'd

Um sabor da Ben & Jerry's e também uma campanha de mobilização e apoio às reformas que investem nas pessoas e não nas prisões para proporcionar justiça para todos, em vez de apenas para alguns.

Um copo de Justice ReMix'd

2021 A mudança vai acontecer!

Um copo de Change is Brewing

A Ben & Jerry's lança a campanha “Change is brewing” (A mudança vai acontecer) como parte do nosso trabalho contínuo para promover a justiça racial, pedindo o desinvestimento do país num sistema legal criminal fragmentado e investindo nos serviços que ajudam as comunidades a prosperar.

Um copo de Change is Brewing