5 inovações de viagem para ajudar a salvar o nosso clima

1 de dezembro de 2016

4309-future-public-transportation-779x400.png

Uma coisa fantástica sobre a luta contra a mudança climática é ver o leque diversificado de soluções inovadoras e práticas inventadas em todos os cantos do globo. Dado que a indústria dos transportes é responsável pela libertação de mais de um quarto do total das emissões de carbono, é certamente algo que temos de resolver.

 

Muitos de nós adoramos viajar, mas detestamos os impactos que isso tem no nosso planeta. No que diz respeito a investir em formas de transporte mais sustentáveis, algumas partes do mundo já estão a avançar. Nós já participamos em algumas dessas novas tecnologias, com o nosso novo camião de gelado “Tesla” – é sem dúvida o mais rápido gelado sobre rodas, sem qualquer dúvida.

 

Tesla_NYC_background_720x480_72_RGB.jpg

 

Trânsito em massa

Apesar das soluções individuais como, por exemplo, caminhar ou andar de bicicleta serem ótimas – honestamente, a quem é que não faz falta um pouco mais de exercício? – estas não são uma resposta viável para as massas. As pessoas precisam de meios fáceis e práticos de se deslocarem e, no futuro, precisam de o fazer com o menor impacto ambiental possível. Aqui estão algumas abordagens concretas sobre como resolver o problema:

 

A funcionar:

 

1. Frota Tesla em Amesterdão

Em 2014, o aeroporto de Schiphol de Amesterdão recrutou 167 táxis Tesla para a sua frota de táxis, enquanto parte da sua campanha de se tornar no aeroporto mais ecológico do mundo. A Tesla pode ser a empresa automóvel mais quente a nível mundial, mas está a lutar arduamente para manter o planeta fresco. Os seus veículos com zero emissões já agitaram toda a indústria automóvel, e estão a ser feitos planos para fazer o mesmo com os camiões. Estamos muito satisfeitos visto que quase um sexto da nossa pegada de carbono é proveniente dos transportes, e recentemente temos vindo a lutar por camiões de longo curso mais eficientes.

 

2. Metropolitano de Londres

Seria perdoado por pensar o contrário numa segunda-feira de manhã pelas 7 horas, mas o sistema de transporte público de Londres é simplesmente fantástico! Em conjunto com o metropolitano de Xangai e com o metropolitano de Pequim, é um dos três sistemas de trânsito mais longos do mundo, com mais de 1,2 biliões de utilizadores por ano. Obviamente, isto elimina grandemente o trânsito de veículos e a poluição da cidade por cima do mesmo, e muitas outras grandes cidades deveriam aprender a lição a partir deste manual em específico. Sim, Los Angeles, estamos a falar de ti.

 

3. Curitiba, Brasil

Tecnologia de ponta é ótima, mas uma abordagem inteligente e um bom planeamento também tem muito que se lhe diga. Tomemos como exemplo Curitiba, cujo sistema de autocarros visionário é um exemplo deslumbrante de trânsito público flexível, rápido e barato. Porquê? Faixas dedicadas significam que os autocarros se podem movimentar livremente, sem estarem impedidos por sinais de trânsito e por motoristas furiosos, e um desenho inteligente facilita a entrada e saída rápida dos passageiros. É utilizado por cerca de 70% dos trabalhadores, o que significa que as ruas da cidade estão descongestionadas, e que o ar está livre de poluição. Louros adicionais para as paragens de autocarros à prova do futuro!

 

A olhar para o futuro:

 

4. Solar Impulse II

Em julho, o Solar Impulse II fez as manchetes dos jornais quando se tornou no primeiro avião a circumnavegar o globo usando apenas energia solar. Não esteve envolvida uma única gota de combustível fóssil. Está bem, com um tempo de viagem total de 16 meses não foi propriamente de forma ininterrupta, mas demonstra o potencial da energia renovável proporcionando um vislumbre do que a aviação do amanhã poderá ser.

 

5. Hyperloop

Designado o “quinto modo de transporte”, o Hyperloop é basicamente um tubo de vácuo através do qual uma cápsula de passageiros pode ser impulsionada a velocidades supersónicas. Trata-se do antigo sistema de correio através de tubos pneumáticos em Nova Iorque, mas com pessoas! É livre de emissões diretas, de ruído, de atrasos, de erros de piloto e de preocupações de condições meteorológicas – acabaram as “folhas na linha” ou “o tipo errado de neve”. A ideia é de fonte aberta, por isso a corrida já começou para a construção da primeira versão operacional – consulte este espaço.

 

Um futuro com zero carbono!

Os seres humanos são inteligentes – podemos prever a existência de buracos negros e construir máquinas imensamente complexas que viajam até outros planetas. Alguns de nós até conseguimos resolver o cubo mágico! Pense apenas no que poderíamos fazer se colocássemos toda essa inteligência de resolução de problemas ao serviço de arranjar formas mais sustentáveis de transporte.

Não estamos a defender o regresso à idade da pedra, e ninguém tem de viver numa caverna, mas está na altura de levarmos as coisas a sério e de atacarmos o problema das emissões globais. Quanto mais depressa travarmos a mudança climática, mais depressa podemos voltar a desfrutar das coisas boas da vida, como padrões climáticos normais e gelado não derretido. Assine a petição hoje, e vamos trabalhar em prol de um futuro mais limpo e mais ecológico!