O mundo inteiro tem sido abalado pelos efeitos da crise do coronavírus. Não é fácil para ninguém, não importa quem sejas ou onde mores.
Mas para os refugiados - isto é, qualquer pessoa que teve que deixar a sua casa em busca de segurança, não importa o seu estatuto oficial - é ainda mais complicado. Neste momento, existem mais de 70 milhões de pessoas deslocadas à força no mundo. Os recém-chegados vão procurando um novo lugar seguro para chamar casa, mas os sistemas de apoio aos refugiados já estão desgastados e eles não têm as mesmas redes legais ou de segurança social em vigor. E uma pandemia global apenas vem tornar tudo mais difícil.
A Ben & Jerry’s é solidária com os refugiados. Eles são nossos vizinhos, nossos amigos e nossa família. E agora enfrentam desafios bastante substanciais.
-
1. Casas Lotadas e Condições de Vida Pouco Higiénicas
Se és um refugiado a passar por uma pandemia global, isso pode significar que vives muito próximo de outras pessoas em busca de asilo, que és forçado a dividir cama com estranhos sintomáticos, ou até mesmo dormires nas ruas da cidade. Estamos todos a tentar manter 2 metros de distância agora, mas para as pessoas que vivem em campos de refugiados densamente povoados isso simplesmente não é possível.
-
2. Acesso Limitado aos Cuidados de Saúde (ou Medo de Acedê-los)
Como muitas pessoas deslocadas à força ainda estão em processo de busca de asilo, muitas vezes hesitam em procurar ajuda médica por medo de serem detidas pelos serviços de imigração. E alguns refugiados ainda enfrentam mais barreiras aos cuidados de saúde, como a falta de transporte, de informação, dinheiro, idioma ou o medo de políticas de “ambiente hostil”.
-
3. Sentir-se longe dos entes queridos
As pessoas deslocadas à força não optam por deixar as suas casas. São forçadas. E geralmente não podem levar todas as pessoas que amam com eles. O isolamento social e a solidão estão a afetar pessoas por todo o mundo. Mas consegues imaginar como seria viver num país que não é o teu, onde se calhar nem falas a língua, sem teres Wi-Fi ou uma tomada para carregar o telefone e ligares para casa?
-
4. Sem renda = Dinheiro Limitado para Alimentação
Muitas pessoas em busca de segurança não têm permissão para trabalhar ou enfrentam barreiras ao emprego devido ao idioma, restrições legais ou discriminação. Ainda assim, o apoio dos governos é muitas vezes lamentavelmente insuficiente (no Reino Unido, são menos de £5,39 por dia). Não se consegue abastecer em alimentos para duas semanas com este orçamento, então são necessárias compras (pelo menos) semanais. E quando as prateleiras estão vazias devido ao açambarcamento e a busca dos alimentos mais baratos é impossível devido aos pedidos para ficar em casa, percebemos que muitos refugiados mal estão a receber o suficiente para comer..
-
5. Atrasos do Governo
Uma pessoa que busca asilo é forçada a esperar até que o governo analise o seu caso - mas a maioria dos governos suspendeu ou adiou o processo dos pedidos de asilo e pedidos de apatridia. Quanto maior o atraso, mais desesperante se torna a situação e mais longa será a espera após a retomada das operações.
Como e Está a Ser no Reino Unido
No Reino Unido, o Home Office é que decide - o que significa que também tem o poder de melhorar a vida dos refugiados. Grupos como o Refugee Action têm apelado ao governo para proteger e apoiar as pessoas que procuram asilo e refugiados em risco durante esta pandemia - e estão a pedir urgentemente ao Home Office que aumente os pagamentos de apoio em £20 por semana.
O Home Office respondeu, fazendo algumas mudanças positivas. Mas não é suficiente. Precisamos de garantir habitação segura, apoio financeiro, acesso a redes de apoio e facilitar o acesso à saúde - tudo isto enquanto pressionamos o governo para agir de forma rápida e eficiente através dos processos oficiais para ajudar as pessoas que procuram sentirem-se seguras e protegidas.
Adoce sua caixa de entrada!
Inscreva-se agora e garantiremos que você fique sempre por dentro das novidades e sabores da Ben & Jerry's! É como sobremesa para sua caixa de entrada, e você vai querer repetir.
Cone Togther e Apoia os Refugiados
A COVID-19 provou que estamos todos juntos nisto. Se uma pessoa ficar doente, todos corremos o risco de adoecer - mas se todos trabalharmos juntos, podemos conter a propagação deste vírus. Há aspetos positivos, e ficar de braços (virtuais) dados para ajudar os nossos novos amigos e vizinhos não fará nada mais do que os tornar ainda mais positivos. Junta-te a nós. .