Greyston Bakery
Excelentes brownies com uma missão pelo bem maior

Os maravilhosos brownies com fudge que usamos nos nossos gelados vêm da Greyston Bakery de Nova Iorque, onde a criação de esplêndidos produtos de confeitaria faz parte de uma missão pelo bem maior, que é oferecer trabalho e formação a moradores da cidade com baixos rendimentos provenientes de Yonkers, em Nova Iorque.

Se já conhece os nossos sabores de gelado Chocolate Fudge Brownie ou Half-Baked™, então também já provou o sabor maravilhoso da Greyston. Experimentámos aqueles incríveis brownies pela primeira vez no final dos anos 80, e desde então já comprámos toneladas deles.
No entanto, as guloseimas extraordinárias são apenas uma parte do que torna essa confeitaria tão especial.
Fundada em 1982 como uma empresa social pelo engenheiro aeronáutico (convertido em monge budista) Bernie Glassman, a Greyston Bakery está tão empenhada em fornecer trabalho e formação profissional a pessoas que enfrentam dificuldades para conseguir um trabalho com em criar produtos galardoados de confeitaria gourmet. Ben Cohen e Bernie Glassman conheceram-se em 1987 e, um ano depois, a Greyston começou a fornecer à Ben & Jerry’s deliciosos brownies para alguns dos nossos sabores mais populares. É como se o destino tivesse decidido que trabalharíamos juntos. Estava escrito!

Através da sua inovadora política de contratação inclusiva, qualquer pessoa que queira um emprego na Greyston recebe a oportunidade de trabalhar, independentemente das suas habilitações literárias, da sua experiência profissional ou de barreiras sociais anteriores, como penas de prisão cumpridas, ter sido sem-abrigo ou uso de drogas. Não há verificação de antecedentes e nenhum tipo de pré-avaliação — quando uma vaga fica disponível, ela é ocupada pela próxima pessoa na lista de espera, sem serem colocadas quaisquer perguntas.

A Greyston Bakery tem um ditado favorito: “Não contratamos pessoas para fazer brownies, fazemos brownies para contratar pessoas.” Assim como a Ben & Jerry’s, o fundador Bernie Glassman acredita que o sucesso dos negócios e o progresso social caminham lado a lado.

Com certificação B Corp e a primeira empresa do Estado de Nova Iorque a ser classificada como “Benefit Corporation” (Empresa sem fins lucrativos), a Greyston tornou-se um exemplo para empresas que querem fazer mais pelas suas comunidades. Os lucros da confeitaria ajudam a apoiar a sua organização mãe, a Greyston Foundation, uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços de creche, alojamento, assistência médica, formação profissional, um centro de formação em informática e muito mais a pessoas com baixos rendimentos na comunidade de Yonkers.
Alguns empregos são mais do que apenas empregos— são oportunidades para mudar de vida.
Lamont Dandridge estava sem trabalhar há seis anos. Ele está na Greyston há pouco tempo, mas isso mudou a sua vida. “Não vou deixar esta oportunidade escapar”, afirma ele.
Paul Daniels, pasteleiro, passou 9 anos na prisão por tráfico de drogas, mas agora orgulha-se de ser um exemplo na comunidade.
Uma operadora principal na sala de embalagem, Lisa Marie Bryant adora o facto de a Greyston oferecer oportunidades de crescimento para mulheres e um dia quer chegar a ser supervisora.
Shaniqua Anderson cumpriu uma pena de prisão de dois anos e nunca terminou o ensino secundário. Graças à Greyston, ela tem um emprego e conseguiu obter o diploma de equivalência de conclusão do ensino secundário.
Depois de entrar e sair da cadeia durante anos, Darren Patterson agora é misturador e representante sindical dos funcionários. “Sinto que sou o homem que deveria ser”, diz ele.


Trabalhar na Greyston Bakery significa fazer parte de uma família. Esse mesmo espírito reflete-se na abordagem da Greyston em relação à comunidade. Segundo o Diretor Executivo Mike Brady, “o brownie do Chocolate Fudge Brownie proporcionou trabalho a 2000 pessoas que, de outra forma, talvez nunca tivessem conseguido um trabalho. E, com o passar do tempo, essas 2000 pessoas injetaram 15 milhões de dólares de volta na economia em dificuldades do sudoeste de Yonkers.”

Os funcionários da Greyston fazem regularmente trabalho voluntário na comunidade, tendo obtido um registo recorde de 420 horas de voluntariado em 2014. Eles realizam dias dedicados à limpeza e à beleza, plantam jardins e muito mais. Em 2013, a Greyston abriu até um conjunto residencial com 92 apartamentos com uso eficiente de energia para as famílias trabalhadoras locais.
Tudo isto significa que não há motivo para sentir culpa na próxima vez que comer uma ou duas colheradas de Chocolate Fudge Brownie. Aqueles deliciosos pedaços fazem muito mais do que apenas deliciar: fazem verdadeiramente a diferença nas vidas de milhares de pessoas.

E há mais boas notícias para aqueles que gostam das suas guloseimas com um toque de otimismo: Além dos brownies e blondies, a Greyston lançou uma nova linha de cookies finas e crocantes—o que permitiu contratar mais 16 funcionários na confeitaria!