Junta-te à Greve Climática da Juventude no dia 15 de Março
Um certo dia, em Agosto do ano passado, uma estudante sueca chamada Greta Thunberg decidiu faltar a escola. Normalmente, isto não seria novidade, mas Greta não é uma adolescente normal. Ela sentou-se no parlamento sueco para protestar contra a inação do seu país na mudança climática.
Este simples ato desencadeou um movimento, FridaysForFuture. Todas as sextas-feiras, milhares de estudantes na Europa e no resto do mundo começaram a exigir que os seus líderes tratem a crise climática como uma crise real.
Dia 15 de março, inspirada pela coragem de Greta, haverá uma Greve Climática da Juventude. Estamos com Greta e todos os outros líderes jovens em todo o mundo que pedem aos governos que reduzam drasticamente as emissões de gases do efeito estufa. Precisamos de ti e esperamos que te juntes a nós.
A mudança climática é real. Já vemos os seus efeitos: clima agreste, incêndios devastadores, secas, fome, inundações e por aí fora. E sabemos que as populações mais vulneráveis do mundo são as mais atingidas. A menos que tomemos medidas agora, as coisas só vão piorar.
O Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC) informou recentemente que temos apenas 12 anos para fazer mudanças significativas em como geramos e utilizamos energia, ou enfrentaremos impactos catastróficos no nosso clima, ambiente e estilo de vida.
Só para esclarecer: não podemos evitar as mudanças climáticas. Já estão a acontecer. Mesmo se todas as nações fizessem a transição para uma economia 100% à base de energia não poluente, o mundo continuaria sobreaquecido. É necessário reduzir pelo menos em metade as emissões de carbono só para evitar os piores cenários.
A Geração de Mudanças Climáticas
Greta fala com a urgência de alguém cujo futuro lhe está a ser tirado. Disse à ONU:
No ano de 2078, comemorarei meu 75º aniversário. Se eu tiver filhos, talvez eles passem o dia comigo. Talvez eles me perguntem sobre vocês. Talvez elesme perguntem porque é que vocês não fizeram nada enquanto ainda havia tempo para agir.
Nenhum dos formuladores de políticas de hoje estará vivo no final do século, quando os efeitos da sua inação estiverem a ser sentidos por todos. Mas Greta e outros da sua idade estarão, e os seus filhos também. Para os líderes do FridaysForFuture, as terríveis previsões dos climatologistas não são teóricas ou abstratas - são bem reais. Estes alunos são os membros da primeira geração de mudanças climáticas.
Vimos ao longo da história como jovens ativistas lideraram movimentos e criaram mudanças. Estamos a ver hoje. E, no entanto, muitos adultos criticam Greta e os seus colegas, dizendo que eles deveriam estar na escola, aprender mais, seguir as regras, tornarem-se cientistas do clima e resolverem a crise. Para eles, Greta diz:
A crise climática já foi resolvida. Já temos todos os factos e soluções. Tudo o que precisamos de fazer é acordar e mudar.
Junta-te ao Movimento
Somos solidários com líderes de jovens em todo o mundo. Seremos solidários com eles dia 15 de março e esperamos que te juntes a nós para fazer o mesmo.
Os jovens estão a recuperar o seu futuro. Junta-te a eles e junta-te a nós. Encontra uma marcha ou evento perto de ti e mostra aos nossos líderes que a inação não é uma opção. Temos 12 anos para evitar uma crise. Podemos conseguir, mas temos que começar hoje.