Uma Fábrica de Gelados
Hellendoorn é uma pitoresca cidade na província holandesa de Overijssel. Não é muito conhecida por apreciadores de gelado em todo o mundo, mas acreditamos que chegou o momento de mudar isso. Afinal de contas, Hellendoorn é a casa de The Chunkinator, um reator mágico que transforma resíduos de gelado em energia
Ok, apanhou-nos. Talvez The Chunkinator não seja mágico no sentido literal da palavra. Não há varinhas mágicas e não tira coelhos da cartola. O que ele faz, porém, é tornar Ben & Jerry’s na primeira empresa de gelados do mundo a alimentar uma das suas fábricas usando produtos derivados de gelado. Se isto não é magia, então chamamos-lhe simplesmente ciência.
O nome verdadeiro de The Chunkinator é o Biodigestor BIOPAQ®AFR e, como provavelmente já adivinhou, é um reator de flotação anaeróbica. Tem um tanque que contém 24 mil milhões de micro-organismos naturais cuja tarefa consiste em transformar resíduos e águas residuais em biogás para ajudar a operar a fábrica.
Poderíamos passar horas a fio a falar sobre como este projeto é verdadeiramente maravilhoso, como The Chunkinator se encaixa no projeto GreEnergy da fábrica, mas vamos retroceder um pouco e ouvir o que o Engenheiro Responsável, Arjan Vloon, tem a dizer:
"The Chunkinator oferece à Ben & Jerry’s a oportunidade de aproveitar o que era um produto de resíduos e transformá-lo num benefício para o nosso negócio – produzindo a nossa própria energia!"
Se há uma coisa em que concordamos, é que Arjan Vloon fica animado com todas as coisas certas. Até à data, The Chunkinator produziu a potência para fazer mais de 7,5 milhões de litros de gelado Ben & Jerry’s. Isto são recipientes correspondentes à distância de Nova Iorque à Flórida!
Na Ben & Jerry’s, orgulhamo-nos em fazer o melhor gelado possível da melhor forma possível. Com The Chunkinator, preparando o caminho para um futuro renovável, a melhor forma possível está a ficar cada vez melhor.