De desejos do tamanho de uma mordida até brownies congelados de 9 kg— veja a história por trás da criação do Chocolate Fudge Brownie, uma das nossas mais amadas criações de sabores.
Sabe mais - Chocolate Fudge Brownie: A história pegajosa de como aperfeiçoar um sabor lendário Sabe maisChocolate Fudge Brownie: A história pegajosa de como aperfeiçoar um sabor lendário
Naquela época, antes de surgir o Chocolate Fudge Brownie, fazíamos sanduíches de gelado de brownie para vender em mercearias. Às vezes havia pedaços quebrados na entrega do brownie, e nós pegávamos nesses pedacinhos para fazer experiências com o sabor. Como seria o sabor de pedaços de brownie no gelado de chocolate? “Muito bom, como se viu depois”, lembra Peter Lind, Guru do Sabor e “Terapeuta Principal de Gelados” na Ben & Jerry’s. Esse sabor experimental original veio a tornar-se na lendária invenção de gelado conhecida como Chocolate Fudge Brownie.
Enquanto isso, Ben Cohen tinha conhecido Bernie Glassman, o fundador da Greyston Bakery, uma empresa social sediada em Yonkers. A política de contratação de portas abertas da Greyston fez da empresa uma combinação perfeita para a paixão da Ben & Jerry’s pela prosperidade mútua: o conceito de que aquilo que é bom para os nossos funcionários e fornecedores também é bom para os negócios. Igualmente importante, os seus brownies eram inacreditavelmente bons— depois de provar um, Ben escreveu uma nota a encomendar dois camiões de pedaços de brownies.
O processo pegajoso de aperfeiçoar pedaços de brownie
Embora soubéssemos que a Greyston seria a fornecedora ideal para transformar o Chocolate Fudge Brownie num sabor vendido em potes, fazer com que os brownies colaborassem foi tudo menos um passeio. As duas empresas ainda eram novas e estavam em crescimento e a Greyston teve que ampliar a produção simplesmente para fazer face às necessidades do nosso Chocolate Fudge Brownie.
Mas o seu maior desafio foi descobrir como transformar os brownies padrão de 7,5 cm x 2,5 cm de espessura em pedaços de 2,5 cm x 0,6 cm. O objetivo era criar pedaços de brownie congelados que sairiam de pacotes para as Máquinas de Distribuição que adicionam todos os nossos saborosos pedaços aos sabores dos gelados. A solução desse quebra-cabeças exigiu que Lind e os pasteleiros passassem a madrugada nas instalações, dedicando-se a inovar.
Os pasteleiros da Greyston levaram 2 meses para cortar manualmente os pedaços de cada placa de brownies e encher os dois camiões refrigerados que Ben tinha encomendado. Em Vermont, Lind tinha organizado um evento na fábrica para demonstrar a produção do novo sabor. Mas, no grande dia, os pedaços ainda estavam congelados e pegados uns nos outros. “Um imenso brownie de 9 kg caiu na Máquina de Distribuição— tivemos que contratar 5 novos funcionários e equipá-los com machadinhas de aço inoxidável para quebrar os pedaços.”
Desfrutando do doce sabor do sucesso
Evidentemente, toda inovação provavelmente traz algumas dificuldades que precisam de ser trabalhadas. Na verdade, se for fácil demais, talvez a ideia não seja suficientemente radical. “Provavelmente, fizemos cerca de 25 lotes de brownies”, lembra Lind, “antes de alcançarmos a combinação certa de sabor, resistência ao esmigalhamento no momento do corte e consistência no gelado com o passar do tempo.” No prazo de seis meses, o novo sabor estava disponível nas geladarias e nas prateleiras de produtos congelados um pouco por todo o lado.
O que começou como um empolgante e, no fim de contas, delicioso quebra-cabeças para resolver, tornou-se uma lenda para a Ben & Jerry’s e a Greyston. É uma história divertida que serve para mostrar o longo caminho percorrido pelas nossas duas empresas. 25 anos depois, ainda compramos todos os nossos brownies à Greyston, cujo sucesso a transformou numa empresa social líder. Mas, na verdade, a prova está no pote de gelado. O Chocolate Fudge Brownie continua a ser um dos sabores mais adorados que já fizemos.
Tweets recentes
Há 25 anos, a Ben & Jerry’s pediu à Greyston Bakery para fornecer dois camiões de brownies para a produção do Chocolate Fudge Brownie. Desde então, a Greyston tornou-se uma importante empresa social
Sabe mais - Greyston Bakery: as pessoas por trás daqueles fantásticos brownies com fudge Sabe mais