A aposta no programa Caring Dairy da Ben & Jerry’s
Acreditamos que um gelado maravilhoso não pode ser feito com qualquer tipo de leite. Tem de ser leite fantástico. E um leite fantástico é definido não só pelo seu sabor, mas também pelo local de onde provém e pela forma como afeta a vida de todas as partes envolvidas no processo de produção. Isso inclui os produtores de leite e, adivinhou, as vacas!
O programa Caring Dairy™ da Ben & Jerry’s trabalha com um grupo dedicado de explorações leiteiras familiares (mais de 350 quintas na Europa e nos EUA) na sua busca por uma ligação mais saudável entre a terra, os animais e as pessoas que cuidam deles.
1. A terra
Imagine polvilhar com nozes a parte de cima de um sundae antes de encher o prato com gelado... não funcionaria muito bem, não acha? Bem, para compreendermos os ingredientes de uma exploração leiteira de alto nível, temos literalmente de partir do solo. Vacas felizes precisam de terra saudável onde pastar. E isso significa que cada quinta Caring Dairy™ dedica uma montanha de amor à saúde do solo, gestão de perda de solo, nutrientes, controlo de pragas, uso de energia, biodiversidade e uma série de outros fatores para melhorar a saúde da terra.
2. Os animais
Falamos a sério quando dizemos que o nosso leite provém de "vacas felizes". Por isso, colaboramos com todos os produtores do programa Caring Dairy ™ para criarmos um plano único que satisfaça as necessidades das vacas. Alguns dos humores das vacas são fáceis de detetar (as vacas conseguem realmente saltar de alegria, a sério!), mas muitas necessidades bovinas exigem uma gestão cuidadosa e um olhar atento. Quer se trate de manter as instalações limpas, dar de comer a um bezerro à mão ou observar a marcha de uma vaca (a chamada locomoção), as vacas respondem a cuidados de qualidade, tal como todas as outras criaturas à face da Terra.
3. As pessoas
Por último, mas não menos importante, não se obtêm vacas felizes sem produtores felizes. Ajudamos os produtores do programa Caring Dairy™ a assumir um novo olhar sobre as suas finanças agrícolas, equilíbrio entre trabalho e vida, segurança da exploração agrícola, envolvimento da comunidade e muitos outros fatores que influenciam a qualidade de vida na quinta e não só. Como gostamos de dizer... Vacas Felizes, Produtores Felizes, Planeta Feliz... porque é desse leite que somos feitos.