Cone Together
Há 40 anos que trabalhamos para tornar o mundo um lugar melhor. Aqui, na Ben & Jerry's a nossa missão social impulsiona-nos a promover a igualdade, oportunidade e justiça nas comunidades marginalizadas em todo o mundo.
Claro que não o fazemos sozinhos. Não importa se é a criar um novo sabor ou a descobrir a melhor maneira de apoiar, por exemplo, a igualdade LGBTQ, ao longo dos anos fomos descobrindo que quando trabalhamos juntos trabalhamos melhor - seja entre: os membros da nossa própria equipa, aliados no mundo das ONG´s, com outros negócios e até contigo! E agora, o mundo está a enfrentar um problema que só pode ser resolvido se trabalharmos em conjunto.
68,5 milhões de pessoas, em todo o mundo, foram obrigadas a sair das suas casas - mais do que em qualquer outro momento da história. As pessoas estão a fugir dos efeitos das mudanças climáticas, da pobreza, da violência e da guerra, mas querem o que todos nós queremos: um lugar seguro para chamar de casa, onde possam ter felicidade e paz para as suas famílias. E há coisas que todos nós podemos fazer para ajudar.
Não temos todas as respostas, mas achamos que sabemos como podemos começar. Podemos contar contigo? Juntos, podemos garantir segurança e proteção para algumas das pessoas mais vulneráveis do mundo.
Vamos começar por:
1. Impulsionar uma maior cooperação internacional: Os desafios e as oportunidades são partilhadas além-fronteiras, por isso precisamos de uma maior cooperação entre organizações e países aliados para que as nossas comunidades progridam. Isso inclui:
- Expandir rotas seguras e legais para pessoas em busca de segurança.
- Defender o direito de procurar asilo e o direito a uma avaliação individual, independentemente da nacionalidade.
- Promover maneiras para os recém-chegados poderem participar na vida social, económica, cultural e cívica das suas comunidades para que todos se beneficiem.
- Assegurar que a política externa não seja usada para compensar os direitos dos refugiados e pessoas que procuram asilo para fugir ao controlo de migração.
2. Melhorar os sistemas nacionais de asilo e reinstalação: Precisamos de políticas nacionais que protejam o direito de asilo e promovam os direitos humanos e a dignidade, incluindo:
- Um processo de asilo justo e oportuno, no qual as pessoas que entram no sistema são tratadas com compaixão; é-lhes dado a melhor hipótese possível para uma decisão precisa e oportuna; recebem apoio para cuidar de si e das suas famílias e receberem ajuda para reconstruir as suas vidas, independentemente do resultado da sua reivindicação.
- Um sistema nacional de asilo que proporciona educação e cuidados de saúde às pessoas, independentemente do estatuto de residência; assegura políticas de habitação justas para acabar com a segregação; remove centros de detenção; aborda o racismo; inclui políticas que levam em consideração vulnerabilidades específicas (mulheres, menores, LGBTQ) e fornecem o direito de trabalhar sem limitação para pessoas que procuram asilo.
- Um sistema proporcional de restabelecimento baseado na necessidade global e na capacidade económica com metas que os países podem cumprir.
3. Construir conexões: Acreditamos que temos muito mais em comum do que aquilo que nos divide, por isso estaremos a trabalhar para apoiar a compreensão e consciencialização entre os locais e os recém-chegados. Vamos derreter barreiras.
As pessoas que procuram asilo e status de refugiado são nossos vizinhos, amigos e familiares. E quando alguém na nossa comunidade precisa de nós, todos nós nos envolvemos.
Junta-te a nós para ajudar a proteger e promover os direitos de todos aqueles que procuram um lugar seguro para chamar de lar.