A nossa posição sobre o clima
Tendo sido sempre uma pessoa ligada aos negócios e CEO da Ben & Jerry's, que, por sinal, é o melhor trabalho do mundo, talvez pensem que eu adoro trabalhar com números. Contudo, sinceramente, prefiro conversar Cara A Cara COM qualquer um dos funcionarios da Ben & Jerry's do Que analisar uma Folha de calculo. Foi uma Conversa COM O MEU PROPRIO filho realmente Que Me Fez pensar sobre as alteracoes climaticas. Ele disse-me que estava preocupado que a minha geração estivesse a estragar tanto as coisas que, quando a sua geração finalmente crescesse, o mundo não seria um lugar resgatável. Esse é o pior legado que se pode deixar e essa conversa foi uma grande parte da razão pela qual assumi o meu trabalho na Ben & Jerry's.
Mas quando recebi um e-mail do meu colega Bill McKibben Vermonter com aquilo a que ele chamou de um dos documentos mais importantes que já tinha escrito, foram os números que realmente me inspiraram. Nesse artigo da revista Rolling Stone intitulado "A nova matemática aterrorizante do aquecimento global", McKibben destaca três números que revelam a profundidade da crise climática em que nos metemos e as mudanças mais importantes que temos de fazer:
- 2 ° graus Celcius - Esta é a última linha oficial para o planeta. Temos de evitar que a atmosfera da Terra aqueça mais de 2 ° Celsius ou vamos ficar cozidos.
- 565 gigatoneladas - Este é o nosso orçamento. Os cientistas dizem que não podemos emitir mais de 565 gigatoneladas de CO2 para a atmosfera no resto deste século, para manter o aquecimento abaixo do primeiro número, 2 °. Pelo caminho que estamos a seguir, gastaremos esse orçamento em apenas 14 anos.
- 2795 gigatoneladas - Este é o número mais assustador de todos. É a quantidade de CO2 conservada nas reservas conhecidas de carvão, petróleo e gás natural da indústria de combustíveis fósseis - cinco vezes mais do que se pode queimar com segurança no resto do século. Mas é muito claro que a indústria de combustíveis fósseis tem toda a intenção de queimar tudo.
Como empresa, procedemos a uma análise longa e dura destes números. Percebemos que, se não agirmos sobre as alterações climáticas agora, não haverá um futuro para qualquer uma das questões em que estamos envolvidos. É um momento preocupante, ao vermos os efeitos que as alterações climáticas estão a ter sobre os pobres e os desprovidos: eles são as pessoas que vão ter de migrar para longe das suas casas e dos seus campos para suportar o impacto do aumento das temperaturas. Esta é a noção em que nos devemos centrar em matéria de justiça climática.
Devemos ao resto do mundo corrigir as coisas. E é neste ponto que fico animado. Devido a todos os aspetos negativos das alterações climáticas, sair desta confusão significa repensar praticamente tudo aquilo que fazemos. É um momento tão cheio de oportunidade que não consigo esperar por começar a trabalhar. Pela nossa parte, acabámos de realizar uma análise do ciclo de vida (ACV) de vinte sabores, um olhar em profundidade do impacto ambiental total do nosso gelado, desde a vaca até à embalagem, passando por cada ingrediente adicionado pelo meio. Vamos usar estes dados para orientar as melhores opções possíveis para reduzir o nosso impacto ambiental. Pode ler mais sobre a nossa ACV aqui, bem como sobre as soluções inovadoras que utilizaremos para reduzir a nossa pegada de carbono, incluindo o nosso plano em parceria com a nossa empresa-mãe, a Unilever, para uma transição para uma energia 100% limpa até 2020. Para onde quer que olhe, as tecnologias, os processos e as inovações que vão resolver as alterações climáticas são situações vantajosas para todos e têm também o potencial de gerar benefícios económicos e sociais. Estamos empenhados em reinventar o nosso modelo de negócio e em trabalhar com os nossos parceiros, das explorações leiteiras aos fabricantes de brownies, para alcançar esse objetivo.
Em última análise, as reduções que fazemos no nosso próprio negócio não são suficientes: sabemos que o nosso maior trunfo para fazer a mudança está em vocês, os nossos fãs. Precisamos de um movimento global e diversificado de cidadãos que exija ação aos líderes mundiais. Como vimos na Marcha Popular do Clima em Nova Iorque em setembro passado, quando as pessoas normais exigem alterações, as defendem e agem com base nelas, é nessa altura que podemos realmente fazer a diferença.
É na estrada para Paris que temos de concentrar a nossa influência. Em dezembro, os líderes mundiais irão reunir-se em Paris numa tentativa para garantir que conseguimos corrigir esta matemática. Temos de exercer uma pressão implacável sobre os nossos líderes políticos para que eles façam algo que não têm estado dispostos a fazer até agora: liderar.
Vamos lançar a primeira campanha de ativismo global da Ben & Jerry's em 2015. Estamos a incentivar os nossos fãs em mais de 35 países no mundo inteiro a agirem e garantirem que as conversações de Paris terminam com êxito, com um plano de ação real e urgente sobre as alterações climáticas. Claro que também nos vamos divertir ao longo do processo, mas levamos isto extremamente a sério para tentar resolver a crise climática. Precisamos de si - e de milhões mais - para se juntarem a este movimento. Para Ler mais sobre as politicas Que NOS parecem fundamentais para conseguirmos chegar à Matematica certa, clique aqui: www.benjerry.com/climate
Nas palavras do nosso fundador, Ben Cohen, "Se está derretido, está estragado". Isto é tão verdade para o nosso mundo como para uma embalagem do meu sabor favorito, o Chunky Monkey.
Paz, amor e gelado
Jostein