Como a Ben & Jerry’s está a combater o aquecimento global
Ao longo dos anos, a Ben & Jerry’s tem trabalhado arduamente para reduzir a pegada ambiental da nossa empresa. Em 2002, começamos a compensar a pegada de carbono das instalações de fabrico com o nosso parceiro baseado em Vermont, a NativeEnergy. Em 2007, realizámos a nossa primeira campanha de defesa do aquecimento global em parceria com a Dave Matthews Band. Investimos cedo e muitas vezes na eficiência ao longo das nossas instalações de fabrico, cadeia de abastecimento e "Scoop Shops" para aumentar a eficiência energética e diminuir a nossa pegada de carbono.
Recentemente realizámos uma Análise do Ciclo de Vida atualizada dos nossos produtos que revela as emissões de carbono em cada etapa do "ciclo de vida" do nosso gelado: da quinta até ao fim da duração útil do recipiente de meio litro. Usámos os resultados para criar um roteiro claro no sentido de reduzir a pegada da nossa empresa, litro a litro.
Estamos também a desempenhar um papel importante ao apoiar o Unilever Sustainable Living Plan (USLP) da nossa empresa-mãe. O USLP faz parte do objetivo da Unilever para se tornar o líder mundial da economia de energia limpa. É um modelo de crescimento sustentável que pretende duplicar o tamanho dos negócios da Unilever, reduzindo a sua pegada ambiental e aumentando o seu impacto social positivo.
A Unilever compra já 100% da sua eletricidade a fontes renováveis para todos os seus centros nos EUA por meio de certificados de energia renovável (CER), que são créditos pela utilização de energia a partir de fontes renováveis de terceiros. A Unilever está a levar o seu compromisso para com a energia limpa para o patamar seguinte, comprometendo-se a chegar a 100% de energia limpa em todo o mundo até 2020 através de uma mistura de 50% no local e 50% de geração fora do local.
Aqui estão cinco coisas adicionais que a Ben & Jerry’s está a fazer para combater as alterações climáticas:
CHUNKINATOR
Localizado na nossa fábrica na Holanda, o Chunkinator é uma máquina mágica (também conhecida por reator anaeróbio de flotação), que transforma os subprodutos do nosso gelado em energia. As vísceras deste tanque biodigestor são compostas por 24 mil milhões de microrganismos naturais que transformam resíduos e águas residuais em biogás que alimenta a fábrica. Até à data, o Chunkinator produziu energia suficiente para fazer mais de 16 milhões de litros de gelado Ben & Jerry's!
SEPARADORES DE ESTRUME
credite ou não, as vacas desempenham um papel nas alterações climáticas. O gás que expelem de ambas as extremidades, juntamente com o estrume, liberta uma quantidade significativa de gás metano destruidor de ozono. Através de um projeto conjunto com a Green Dream Farm em Enosburg Falls, Vermont, e a NativeEnergy, implementámos um sistema que reduz significativamente a quantidade de metano que entra na atmosfera. Ao longo de 10 anos, estima-se que o projeto tenha mantido o equivalente a 5.000 carros fora das estradas por um ano. Trata-se de um programa piloto que esperamos implementar noutras quintas Caring Dairy da Ben & Jerry’s no mundo inteiro.
COMPENSAÇÃO NO REFLORESTAMENTO
Preocupamo-nos profundamente com os nossos fornecedores, agricultores, suas famílias, suas terras e como os nossos ingredientes afetam as suas vidas. Além do nosso trabalho continuado com a Catholic Relief Services e o Sustainable Food Lab, estabelecemos recentemente uma parceria com o Pur Projet para explorar oportunidades agroflorestais para o nosso fornecedor de baunilha. O projeto vai trabalhar com os agricultores de cooperativas para restabelecer árvores nativas para reduzir a erosão, fornecer sombra necessária para a colheita de baunilha e oferecer oportunidades para projetos agrícolas diversificados.
CONGELADOR MAIS LIMPO E MAIS VERDE
A refrigeração convencional depende dos hidrofluorocarbonetos (HFC), um dos gases com efeito de estufa mais comuns e prejudiciais. A Ben & Jerry’s afastou-se dos HFC ao tornar-se a primeira empresa nos EUA a testar refrigerantes com hidrocarbonetos (que já foram amplamente utilizados na Europa). Tudo começou em 2008, quando nos juntámos à Greenpeace para lançar um Congelador Mais Limpo e Mais Verde. Além de estes congeladores Ben & Jerry’s arrefecerem o gelado usando hidrocarbonetos naturais, eles são também mais eficientes em termos energéticos do que os seus homólogos HFC. Todos ganham!
ATIVISMO E DEFESA
A Ben & Jerry’s foi construída com base numa missão social e tem defendido uma variedade de causas, da igualdade no casamento à rotulagem dos OGM para a proteção do meio ambiente. Quer se trate de nos juntarmos à Marcha do Clima Popular em setembro último ou de incentivarmos os nossos fãs em mais de 35 países a pressionarem os líderes para uma ação real e urgente sobre as alterações climáticas, temos tido a sorte de estar rodeados por um grupo tão apaixonado.