Todos merecem a sua parte equitativa.
Na Ben & Jerry’s, pedimos muito dos nossos gelados. Têm de fazer mais do que apenas saberem muito bem... têm de fazer bem. Porque nada é mais doce no mundo do que a equidade.
Mas, afinal, o que é o comércio equitativo? Se nos perguntar, é simples. Os agricultores que trabalham arduamente e que são nossos parceiros recebem sempre um preço equitativo pelos seus produtos e colheita. Em troca, eles concordam em gerir as suas quintas respeitando o ambiente, garantindo o bem-estar dos funcionários e comprometendo-se a dar um retorno às suas comunidades. É um ciclo maravilhoso. Adoramos que o comércio equitativo ajude a garantir que a economia global serve as pessoas e não o contrário.
Conheça três heróis agrícolas que ajudam a tornar os nossos gelados deliciosos... e equitativos!
Felipe Efrén Hernández González, Carrizal, Huatusco, Veracruz
© Brett Simison
Felipe Efrén é um agricultor especializado em café que tem vindo a cultivar e colher café há 35 anos (quase há tanto tempo quanto aquele em que temos vindo a fazer gelados!). Tornou-se membro da Cooperativa Huatusco em 1997. Desde que aderiu à Cooperativa, Felipe tem beneficiado directamente dos programas sociais de comércio equitativo. Os cuidados de saúde podem ser difíceis de encontrar na quinta mas, agora, ele tem acesso! Quando sofreu de perda da visão, o seu plano permitiu que se submetesse a uma cirurgia ocular que lhe restaurou a visão. Mas os benefícios do comércio equitativo vão muito além dos nossos agricultores. Um dos filhos de Felipe recebeu uma bolsa de estudos através de um programa financiado pelo comércio equitativo que lhe permitiu continuar a estudar. Educação é a palavra de ordem!
Segundo Bautista Cañar Agurto, La Rosita, Ecuador
Denny and his father Luis Gamboa (12 hec, bananas/cocoa; 50 box/week), member of El Guabo,a fair trade banana cooperative from Ecuador. Photo: © Eric St-Pierre
Segundo Cañar tornou-se agricultor quando ele e os seus seis irmãos herdaram a quinta da família. Em 1999, aderiram a uma associação de pequenos produtores de bananas chamada Cooperative Agroecológica Guabo. Com os lucros do seu comércio equitativo de bananas, ele consegue cobrir os custos da quinta, habitação, alimentação e educação para os seus filhos. Ele também foi capaz de arrecadar dinheiro suficiente para construir a sua própria casa, comprar um carro e arrendar uma quinta de 2,25 acres, que gere. Mas não é tudo. Os seus três jovens filhos ajudam-no com o trabalho agrícola e, agora, ele pode dar emprego a mais pessoas na sua comunidade. Recentemente foi eleito pelos seus colegas produtores director da Cooperativa Agroecológica Guabo! O comércio equitativo não só ajuda a apoiar as famílias e as comunidades, ajuda também a construir líderes fortes.
Kule Zephanus, Western Uganda
Joseph Mbusa, Chairman of the Mubuku Moringa Vanilla Farmers Association, stands in front of a house in his community which was built with extra Fair Trade income. Photo Credit: © Fairtrade Africa
Tendo começado devagar, Kule tornou-se agricultor com apenas 100 videiras de baunilha num terreno de ¾ acres de terra. Pequenos grãos, certo? Mas, no espaço de dez anos, ele adquiriu 10,5 acres adicionais, aumentando o seu número de videiras para mais de 1800. À medida que o tamanho da sua quinta e dos seus lucros aumentaram, ele foi capaz de empregar dois funcionários a tempo inteiro e cinco a tempo parcial. É bom ter uma pequena ajuda dos amigos. Quando as vendas de baunilha aumentaram, ele diversificou as suas colheitas para incluir cacau, café e bananas. Kule reinveste os lucros da quinta no negócio. Além da iluminação solar para a sua casa, ele também apoiou a educação do irmão numa universidade particular na capital, Kampala. Uma dupla ideia brilhante! Com o comércio equitativo, o crescimento dos negócios e os benefícios para a comunidade andam de mãos dadas.
A compra de um litro de Ben & Jerry's poderá ser apenas a forma mais doce de activismo de sempre. Porque a sua compra envia a mensagem de que, fazer o que é equitativo é importante. Dos nossos agricultores aos nossos ingredientes e aos nossos gelados, pode sentir-se bem porque a Ben & Jerry's é equitativa a cada passo do caminho!