A nossa jornada para as embalagens sustentáveis

A Ben & Jerry’s sempre acreditou que o gelado pode mudar o mundo. E embora seja verdade que o gelado deixa sorrisos nos rostos das pessoas e reúne as pessoas, não podemos ignorar o impacto que as nossas embalagens têm no ambiente. Como acontece com as maioria das embalagens de produtos alimentares, muitas das nossas não são reutilizadas, compostadas nem recicladas, mas sim deitadas fora como um resíduo. Estamos numa jornada para mudar isso.

O nosso objetivo é que as nossas embalagens sejam completamente isentas de plástico à base de petróleo. E queremos que todas elas sejam reutilizáveis, compostáveis ou recicláveis até 2025!

Estamos a trabalhar há muitos anos para reduzir o nosso impacto global no ambiente e sabemos que ainda temos mais para fazer. O maior problema que enfrentamos é o plástico à base de petróleo existente em algumas das nossas embalagens atuais, que é difícil se não mesmo impossível de reciclar.

A produção de plástico e a poluição estão inextricavelmente associadas a três coisas com que nos preocupamos muito: a saúde ambiental, a justiça social e as alterações climáticas.

Fazer parte da solução

Devido à inerente insustentabilidade do plástico, estamos empenhados em fazer parte da solução ao não criarmos resíduos plásticos desde logo. Foi por isso que a Ben & Jerry’s embarcou num esforço plurianual para eliminar o plástico das nossas embalagens para consumidores ao:

  • Reduzir a quantidade de embalagens descartáveis de plástico à base de petróleo que utilizamos ao longo da nossa cadeia de abastecimento e nas nossas gelatarias globalmente
  • Encontrar alternativas de origem vegetal e/ou compostáveis ao plástico à base de petróleo convencional
  • Desenvolver opções de embalagens reutilizáveis
  • Fizemos uma parceria com a Iniciativa Pack4Good da Canopy para garantir que as embalagens de produtos que adquirimos não vêm de polpa de madeira de Florestas Antigas e em Risco em toda a nossa cadeia de abastecimento. Já demos início a esta jornada responsável, uma vez que começámos a utilizar fibra com certificação do FSC nos nossos copos desde 2009, mas queremos melhorar ainda mais neste espaço. Demos início a trabalhos com a Canopy e a sua iniciativa Pack4Good, uma vez que eles reconhecem o valor fundamental das florestas para a diversidade, o clima e as comunidades tradicionais.

Não há uma solução milagrosa para o problema global do plástico, mas já fizemos bons progressos. Estas são as mudanças que já fizemos até agora.

Reduzir o plástico à base de petróleo

  • A partir do início de 2019, parámos de disponibilizar palhinhas e colheres de plástico nas nossas mais de 600 gelatarias em todo o mundo, evitando uma estimativa de 40 000 kg de plástico todos os anos.
  • Na Europa, tornámos os nossos recipientes de gelado em cartão mais sustentáveis ao utilizarmos um revestimento unilateral de polietileno de origem vegetal. Embora seja quimicamente idêntico ao plástico à base de petróleo do nosso antigo revestimento, esta alteração reduzirá a quantidade de plástico que utilizamos em aproximadamente 44 000 kg por ano e afastará os nossos produtos do plástico. E isso significa que os recipientes de gelado na Europa são mais amplamente recicláveis.
  • Em 2021, passámos para um embrulho em papel nos nossos Peace Pops, evitando 18 toneladas de plástico por ano.
  • Em 2021, as nossas gelatarias nos EUA deixaram de utilizar os nossos antigos copos de gelado, copos de beber e tampas e passaram a utilizar embalagens compostáveis industriais e de origem vegetal. Continuamos a trabalhar para encontrar soluções para as gelatarias em todo o mundo. (Dica: os cones de bolacha são uma opção deliciosa para comeres o teu gelado e não têm plástico!)
  • No final de 2022, teremos também retirado completamente a camada exterior de plástico nos nossos recipientes nos EUA, o que irá reduzir o plástico em mais 47 toneladas de plástico por ano. Infelizmente, a maioria das comunidades americanas ainda não faz a recolha de embalagens de cartão revestido para alimentos para reciclagem.
  • No final de 2022, teremos mudado todos os nossos recipientes a granel na UE para serem feitos de material 100% reciclado pós‑consumo, poupando 62 toneladas de plástico virgem por ano.
  • Também até ao final de 2022, teremos mudado as nossas bolsas de Cookie Dough Chunks para papel nos EUA, evitando a utilização de 54 toneladas de plástico por ano.

Enquanto estamos a falar sobre embalagens, estamos contentes por te informar de que os nossos copos são embalagens de papel com certificação do Forest Stewardship Council (FSC) desde 2009. A certificação do FSC significa que a pasta existente no papelão é oriunda de florestas que são geridas para a proteção dos habitats selvagens, manutenção da biodiversidade e outros critérios de sustentabilidade das florestas.

O que se segue?

A nossa maior prioridade é encontrar uma alternativa ao plástico restante nos nossos recipientes de gelado, incluindo a cinta inviolável protetora à volta da tampa. Encontrar uma solução que seja reciclável e/ou compostável suscita uma série de desafios. As normas e os regulamentos de reciclagem variam imenso entre países e mesmo entre localidades. A compostagem também ainda não é uma solução ideal, porque não está amplamente disponível. Mesmo assim, sabemos que utilizar embalagens que se biodegradam mais rapidamente do que o plástico tradicional é melhor para o planeta, se não forem eliminadas devidamente.

Estamos a trabalhar para encontrar soluções e eliminar estes e outros obstáculos relacionados com o sistema global de resíduos. Continuaremos a esforçar‑nos em todas as nossas ofertas eufóricas para garantir que, depois do nosso gelado, só resta um sorriso e nada mais.

Obrigado a todos que contribuíram com sugestões e apoiaram os nossos esforços nesta transição. Faremos novas atualizações mais adiante.